O que é AIDS?
Síndrome da imunodeficiência adquirida, causada pelo vírus HIV. Ela ataca células de defesa do corpo humano,
deixando o organismo suscetível a várias doenças oportunistas.
A AIDS mata milhares de pessoas por ano. Só no ano passado, cerca de 2 milhões de pessoas faleceram vítimas da AIDS.
O primeiro caso oficial relatado remonta a 1981, nos EUA. Ficou inicialmente (e informalmente) conhecida como doença dos 4H: homossexuais, hemofílicos, haitianos e usuários de heroína. Desde então, sempre há preconceito.
Nesse programa, só músicos que foram vítimas ou sofrem de AIDS
ROCK – Legião Urbana – Perfeição
O paciente zero, baseado num cenário imaginado pela epidemiologista Dr. William Darrow, seria um comissário de bordo homossexual, que teria difundido o vírus na comunidade ocidental. Mais tarde, o jornalista randy Shilts, afirmou que o alegado paciente zero seria o canadense Gaëtan Dugas, em seu livro “And the band played on.” De toda maneira, isso não ficou completamente esclarecido.
E como o vírus foi descoberto: inicialmente um vírus que infectava células linfocitárias foi relacionado com mortes de pacientes.
Mas não existe um vírus HIV apenas: vírus em geral, tem uma grande capacidade de mutação, em especial o retrovírus, que é o caso do HIV.
- Preconceito
Popularmente e pela imprensa, inicialmente a doença foi chamada de GRID: Gay-related immune deficiency (imunodeficiência relacionada à homossexuais). Desde então, a AIDS foi relacionada aos chamados “grupos de risco”, que seriam aquelas pessoas com maiores chances de contrair a doença. Hoje, porém, está completamente disseminada nos mais variados grupos, e não escolhe idade, cor, sexo ou religião.
- Negação
Existem teorias de que a AIDS não é causada pelo vírus. Mas tais teorias são completamente descartadas pela comunidade centífica.
Também há quem diga que a cura da doença existe mas não é divulgada, mas tais alegações também não são levadas à serio.
Do mesmo modo, a AIDS não tem cura, mas tem um tratamento.
ROCK – Free – All right now
- Meios de transmissão
O vírus precisa de células do hospedeiro para se reproduzir. Dessa forma, espalha suas cópias entre diferentes organismo da seguinte forma:
Contato direto entre mucosa, sangue, sêmen, secreção vaginal, fluído pré-seminal e leito materno.
Isso pode acontecer durante sexo (vaginal, anal ou oral), agulhas compartilhadas, transfusão de sangue contaminado, parto e amamentação.
- Prevenção
A maioria dos casos de transmissão acontece durante o sexo. Assim, o uso de preservativos (camisinha masculina e feminino) impede a passagem do vírus HIV e de várias doenças transmitidas durante o sexo.
ROCK – Queen – I want it all
Próximo programa, a segunda parte da saga: Sexo, Drogas e Rock n´Roll: falando de drogas!
Siga-nos! @rockcomciencia
Links
Várias notícias sobre o dia mundial de Combate à AIDS:
Relatório sobre a AIDS no mundo em 2010
Nações quadruplicam o financiamente de programas de saúde
Uso de antiretroviral diminui muito a incidência de infecção
Lista de pessoas conhecidas com HIV (em inglês)
Podcast: Play in new window | Download (13.0MB) | Embed