Contatos de Carl Sagan (S01E13)

Conheça Carl Sagan, em nosso segundo programa sobre grandes nomes da ciência e da divulgação científica.

Carl Sagan (9/11/1934 – 20/12/1996) foi um cientista e astrônomo norte-americano. Ficou mundialmente conhecido com a série COSMOS, que foi exibida na TV na década de 80 (baseada em seu livro homônimo), e que procurava trazer o conhecimento atual da cosmologia para o público leigo.
Também teve um papel importante na criação do SETI (Busca por vida inteligente Extraterrestre) e no ínicio dos estudos da exobiologia. No episódio sobre Ufologia, nós também falamos de Sagan e de seu livro “O Mundo Assombrado pelo Demônios”

Vida pessoal: Sagan casou-se três vezes: Com a bióloga Lynn Margulis, conhecida pela teoria da endossimbiose; com a escritora Linda Salzman; e com Ann Druyan, sua parceira em vários projetos de divulgação científica. Pai de cinco filhos.

Faleceu aos 62 anos, vítima de câncer.

Como a astronomia e cosmologia eram as áreas de atuação primária de Sagan, as músicas do programa tem como tema a ASTRONOMIA.

Música – Pink Floyd – Astronomy Domine

Comentamos sobre as principais obras:

• Dragões do Éden – livro interessante pela tema: Sagan discorre sobre a evolução da inteligência, procurando estabelecer relações com base na massa cerebral de vários organismos. Recebeu o prêmio Pulitzer de Literatura em 1978.
  • Cosmos – série de TV e livro. A série de TV foi dividida em 13 episódios, e você ainda pode conferir no YouTube na TV ESCOLA todos eles! Confira o links logo abaixo. (Dica do Diego Tumelero)
  • Contato – Romance de ficção científica, (posteriomente adaptado para o cinema)  conta a história de Eleanor Arroway, cientista que trabalha no SETI, que recebe e decifra uma mensagem extraterrestre, com instruções para construção de uma máquina, com função desconhecida. O conflito ocasional entre ciência e religião se faz presente na trama, tanto na vida pessoal de Eleanor, que namora um teólogo e no seu trabalho.

Book Cover

Música – The Gathering – Kevin´s Telescope

• O Mundo Assombrado pelos Demônios

O subtítulo do livro “A ciência como uma vela no escuro” revela o objetivo do livro: Lançar luz num mundo tomado pelos demônios da superstição e ignorância, que levam as pessoas a acreditar na existência de bruxas, ovnis, pseudociências, paranormalidade, espíritos, deuses e cura pela fé.

As ferramentas básicas mostradas por Sagan para detectar mentiras são o ceticismo e a racionalidade, que defende apaixonadamente a busca pela verdade, seja ela qual for.

Música – Jethro Tull – Astronomy

No próximo programa: Sexo, Drogas e Rock n´Roll! Primeiro de dois programas, falando sobre AIDS.

Siga-nos! @rockcomciencia

Links:

Portal Carl Sagan

Compre “O Mundo Assombrado pelos Demônios”! Tá baratinho!

Rock com Ciência sobre UFOLOGIA

Assista no site da TV Escola os episódios de Cosmos:

01 “Os Limites do Oceano Cósmico (The Shores of the Cosmic Ocean)”

02   “As Origens da Vida (One Voice in the Cosmic Fugue)”

03 “A Harmonia dos Mundos (The Harmony of the Worlds)”

04   “Céu e Inferno (Heaven and Hell)”

05   “Os Segredos de Marte (Blues for a Red Planet)”

06   “Histórias de Viajantes (Travellers’ Tales)”

07   “A Espinha Dorsal da Noite (The Backbone of Night)”

08   “Viagens no Espaço e no Tempo (Travels in Space and Time)”

09   “A Vida das Estrelas (The Lives of Stars)”

10   “O Limiar da Eternidade (The Edge of Forever)”