Sono (S07E10)

Não durma! Na verdade… durma sim! O sono é essencial para o bom funcionamento dos organismos, mas ainda não se sabe muito bem quais são os organismos com a capacidade de dormir, afinal o que é dormir? Se não sabe ou tem dúvidas sobre o assunto venha escutar mais um Rock com Ciência que está coberto de conteúdo que vai deixa-lo desperto!

Participação especial do biólogo Felipe Beijamini, licenciado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2005), mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular, com área de concentração em Fisiologia, pela Universidade Federal do Paraná (2008, 2014) com período sanduíche na Universidade de Toronto (2011). Entre 2014 e 2015 trabalhou como pós-doutorando no Instituto de Psicologia Médica e Neurobiologia Comportamental da Universidade de Tuebingen onde estudou o efeito do sono na habilidade de resolução de problemas.

Participantes: Rubens Pazza, Francisco Sassi, Matheus Lunardi e Felipe Beijamini.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: A figura ilustra a foto do suricato que viralizou no youtube, onde ele aparece estar de vigília mas acaba por dormir em pé, com uma touca em sua cabeça, ao lado esquerdo o símbolo do Rock com Ciência (uma guitarra cujo corpo é formado pela palavra Rock e o braço pela palavra Ciência) saindo “Z” do corpo da guitarra.

Aconselhamos o uso de fones de ouvido para escutar os programas.

Rock 1 – Blind Guardian – Mr. Sandman

• Por que dormimos
  • Organismos que dormem
  • Targeted memory reactivation
  • Ciclo sono-vigília

Rock 2  – R.E.M. – Losing My Religion

• Cronobiologia
  • Como, quanto e quando dormir?
  • Exaustão
  • Distúrbios do sono
  • Sonecas
  • Sonhos

Rock 3  – Eddie Vedder – Sleeping By Myself

Gostou do episódio? Não gostou do episódio? Encontrou alguma falha gritante (ou pequena que seja)? Envie seu comentário! Pode ser aqui mesmo no site ou pelo email contato@rockcomciencia.com.br. Ou ainda pelo Twitter ou Facebook!

2 thoughts on “Sono (S07E10)”