Ciência sem Fronteiras (S05E01)

O programa do governo federal, Ciência sem Fronteiras, tem se constituído do principal investimento na vertente de educação em nosso país e celebrado como uma oportunidade ímpar para alunos e pesquisadores. Será que é assim mesmo? Para sanar dúvidas e esclarecer como funciona o CSF, o Rock com Ciência entra em uma descontraída discussão sobre o tema, acompanhada por uma trilha sonora impecável! Programa gravado em 14/03/14.

2 thoughts on “Ciência sem Fronteiras (S05E01)”

  1. Muito bacana o programa de vocês. Acredito que o CsF ainda está passando por modificações, é um programa muito novo, e por isso algumas informações são diferentes de edital para edital. Eu, por exemplo, não precisei do ENEM para me candidatar em jan/2013. Em relação a prestação de contas pelos estudantes, acho que há mesmo pouco acompanhamento e exigências. Até onde sei, o exigido é que o aluno não reprove nas disciplinas (pelo menos não em todas, são feitas 4 por trimestre), que envie dois relatórios sobre o período de estágio (que é obrigatório de 4 meses durante o verão, sendo ele em pesquisa dentro da universidade ou em industria – no edital do Canadá) e que ao terminar o programa que permaneça no Brasil pelo mesmo tempo ou mais que ficou em intercâmbio. Esse é o tipo de programa em que os frutos serão colhidos no futuro.
    Diferente do que alguns comentam acho importante que envie alunos de graduação (porém com melhor seleção desses, não pensando somente em números), pois esses terão muito mais oportunidades e serão mais competitivos quando estiverem para iniciar uma pós graduação no Brasil ou não, do que o estudante que está indo em intercâmbio somente no doutorado. Com certeza a pesquisa de alto valor será feita pelo doutorando em intercâmbio, mas o aluno de graduação iniciará sua pós graduação com uma outra visão e enriquecerá a ciência desde o nível mais básico, caso tenha participado dessa experiência anteriormente.
    Gostaria de compartilhar o meu blog sobre o meu intercâmbio, sou um dos estudantes que teve que fazer inglês e só agora está na parte acadêmica do programa; meu período de estágio ainda não começou. http://torontosemfronteiras.wordpress.com/
    Obrigada

    1. Olá Barbara,

      De fato, o programa se mostra bem encaminhado em alguns quesitos, no entanto ainda carece de organização adequada e suporte aos estudantes. Algo que pode ser remediado à medida que o projeto avança. Quanto ao blog, aparenta ser de grande ajuda a estudantes com dúvidas à respeito da vida acadêmica e cotidiana no exterior, parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário